segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Raio atinge avião e mata um na Colômbia; três brasileiros estavam à bordo


Um avião que foi atingido por um raio ao aterrissar na ilha de San Andrés, no norte da Colômbia, deixou no mínimo uma pessoa morta e 114 feridos, segundo fontes da Aeronáutica Civil colombiana consultadas pelo jornal "El Tiempo". O avião da companhia aérea Aires levava 131 pessoas a bordo e se partiu em três partes. A polícia informou, em comunicado, que viajavam a bordo três brasileiros e também um americano e um francês. Nenhum deles sofreu lesões de gravidade, mas permanecem sob observação médica.
Avião seguia de Bogotá a San Andrés

"A aeronave que cobria o trajeto Bogotá-San Andrés aterrissava em meio a uma intensa tempestade elétrica, quando um potente raio teria causado seu descontrole na extremidade da pista 06", informou à "Caracol Radio" o coronel Gustavo Barrero, comandante do Grupo Aéreo do Caribe da Força Aérea Colombiana.
Segundo o piloto, faltavam 80 metros para chegar à cabeceira da pista quando a aeronave foi atingida por um raio. O aeroporto foi fechado devido ao acidente.
Várias testemunhas afirmam que a ilha enfrentava tempestade de raios no momento em que o avião iria aterrissar.
O acidente deixou uma mulher morta e mais de 110 feridos, cinco deles em estado grave, incluindo duas crianças, disse Tascón. Segundo informações das autoridades médicas, a pessoa que morreu sofreu um infarto momentos depois do acidente.
O avião, um Boeing 737-700 de matrícula HK 4682, partiu de Bogotá à 0h07 no horário local (2h07 no horário de Brasília) e pousou em San Andrés duas horas depois, em condições "reduzidas de visibilidade", segundo os responsáveis pelo controle aéreo da ilha.
O aeroporto Gustavo Rojas Pinillas de San Andrés paralisou suas atividades. Por enquanto, estão suspensas todas as decolagens e chegadas no aeroporto de San Andrés, um dos pontos turísticos do Caribe colombiano.
* Com as agências internacionais e o jornal "El TIempo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário