domingo, 12 de setembro de 2010

JK achava que floresta era obstáculo ao progresso; conheça a história



Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), 16º presidente da República (1956-1961), considerava que a natureza --matas, florestas e rios-- impedia o progresso e o desenvolvimento econômico. Conta-se que, em uma conversa com engenheiro Bernardo Saião, disse: "vamos arrombar essa selvA!"

Com um plano de metas bem definido, o presidente bossa-nova construiu Brasília e abriu mais de 13 mil quilômetros de estradas
Esse pensamento, banido pelo ideal politicamente correto do século 21, era comum no período. Problemas como poluição e trânsito ainda não eram debatidos no Brasil, mesmo porque, foi o governo de JK que acelerou a implantação da indústria automobilística no país.

Com um plano de metas bem definido e organizado, uma inovação na política nacional, o presidente bossa-nova ergueu Brasília e abriu mais de 13 mil quilômetros de estradas, além da construção de hidrelétricas e da criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear.

Nascido no dia 12 de setembro, em Minas Gerais, perdeu os direitos políticos durante a ditadura. Em 22 de agosto de 1976, morreu em um acidente na via Dutra, próximo a Resende (RJ).

Nota do Blog: É compreensível que, dentro do próprio contexto histórico, este pensamento existisse afinal ainda havia abundância biológica e mineral. Mas a presidenciável Dilma ter dito isso em Copenhagen foi realmente um ato muito falho para um representante do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário